17 de fevereiro de 2015

Há umas semanas tive a ideia de fazer um post meio saudosista com doces de infância que não encontramos mais nos mercados hoje em dia. Sim, eu sei que o Buzzfeed tá lotado de posts assim. Mas queria falar de alguns específicos que EU sinto falta ou que não vemos muito nesses posts que falam do assunto nessa imensidão internética.

imagem1

Começando pelo concorrente do chocolate da Turma da Mônica, o Lacta que pouca gente se lembra e que levava a imagem dos personagens da Disney. Eu gostava, apesar de preferir a versão com a Mônica e seus amigos. O chocolate Surpresa todo mundo lembra, e eu sei lá que ~dorgas~ eles colocavam na composição, mas é fato que o chocolate ficava mais gostoso só pelo formato. O chocolate Quik era o primo pobre do Kinder Chocolate , só que 3x mais doce e 10x pior. O Milka a que me refiro nem deve ser esse da imagem 4 que coloquei, mas vale a título de foto ilustrativa. Era um fabricado aqui no Brasil (isto é, não é do naipe dos Milkas que encontramos em bombonieres importadas hoje e que custam meio rim cada um), vinha em uma barra mais ou menos no tamanho do Suflair, e tinha uma camada de biscoito, outra de creme, chocolate e MEUDEUS era o melhor do mundo. Lembro que comia um toda tarde jogando GEX enter the Gecko no PS1. Não sei como nunca fui uma criança obesa. Good times.

imagem2

Essas bolachinhas da Mônica eram a coisa mais dura, seca e deliciosa do mundo. Minha mãe comprava aquela que vinha na caixa, e era uma ótima e calórica opção pro lanche da escola. O Palhacitos da Triunfo foi um produto que acabou gerando um meme que perpetuou por gerações. Ou vai dizer que você, naquele dia todo gracioso e piadista, nunca ouviu a piada: E AÍ MEU FILHO, COMEU PALHACITOS HOJE? Era tipo uma variação de DORMIU COM O BOZO? Enfim, a bolacha não era lá essas coisas mesmo. Fofys é hors-concours, o supra-sumo dos docinhos de infância. O imbatível, poderoso e gostoso pra car&%$! Sinto saudades desses ursinhos, muita mesmo. Mas fico me perguntando se fosse comer hoje, ia achar essa delícia toda ou é só a vontade inflada pela falta do biscoito. O legal era ir decepando pernas, braços, cabeça e comer a barriguinha por último #tifofinho. A Trakinas de banana eu só coloquei aí em homenagem ao meu irmão que era louco por isso (e inclusive lotou a caixa de e-mail da Nabisco quanto ela saiu de cena). Eu achava ruim pra caceta… essa, a de limão e a de frutas vermelhas. CREDO! Quando um belo dia vi que nos mercados só tinha a Trakinas original de morango e chocolate, parecia que tinha finalmente acordado de um sonho ruim.

imagem3

Esses pirulitos de chupetinha eram puro açúcar moldado no palito com corante a torto e a direito. Mas ô treco delícia. Fiquei parecendo criança quando, ano passado, encontrei isso em uma lojinha de bairro no interior de Minas. Arrozinho doce de isopor era uma delícia, especialmente quando grudava no céu da boca e entrava no buraquinho dos dentes. E ainda vinha com um anelzinho muito fashion! O número 11 também é APENAS uma foto ilustrativa – sei que não temos o gringo Lucky Charms aqui – mas lembro que em uma época linda e distante tivemos um cereal com marshmallows sim senhor. E era uma delícia. Não lembro marca e revirei o Google atrás de pistas sem sucesso :( A imagem 12 era o que me deixava ansiosa pra ir à pizzaria todas as vezes. ZUCOT. Sorvete no meio do biscoito. E não era um biscoito crocante, era murcho pra caramba, mas minhanossa, isso era bom demais. Já encontrei pra vender no Pão de Açúcar há pouco tempo… mas era caríssimo. Nunca haverá um chiclete como Ping Pong. O azul, claro (aliás, alguém realmente comprava o de hortelã?).

imagem4

E o melhor, como sempre, fica pro final. FRUMELO. Que era somente a MELHOR BALA DO MUNDO. Era uma baita bala e deixava 7 belo comendo poeira, diga-se de passage. Sério, a maior revolta da minha vida até hoje é não entender por que causa, motivo, razão ou circunstância essa bala não existe mais. Porque não era possível que fosse por vender pouco. Só meu pai comprava uns 30kg por semana. Aliás, vou até mandar um e-mail pra Lacta sobre esse assunto. Essa atitude não pode passar impune. Galera fica fazendo abaixo assinado pra tudo, mas pra volta da Frumelo ninguém faz? Que absurdo é esse? #desabafei

Bônus: lembrei há pouco de uma bolacha recheada do Senninha, que era de UVA, e muuuuito delícia. Não achei nada nem parecido no Google, embora eu tenha colocado na busca até mesmo a palavra biscoito, traindo o movimento paulista.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

  1. Clarissa Carino

    22 de fevereiro de 2015

    É mesmo, sinto falta do chocolate Surpresa e das bolachinhas da Mônica mas o que eu realmente choro de não ter mais é o delicioso biscoito Fofy! Por que não voltam com ele, né? Snif!!!!

    Beijos

    Clá | blog Uma Garota Carioca

  2. Patty

    28 de fevereiro de 2015

    Cara, nem sei por onde começar com esse post. FEELS. Tem uns itens aí que são clássicos, mas quero comentar os mais exóticos:

    1. Palhacitos – MEU DEUS COMO EU TINHA PAVOR DESSA BOLACHA. Além de detestar o gosto, achava profundamente bizarra!!!!!! Nem lembrava da existência dela até uns minutos atrás.

    2. Fofy – era vida, luz, raio, estrela e luar. Até hoje fico muito chateada que descontinuaram essa preciosidade.

    3. Frumelo -mano, meu pai comprava sacos e mais sacos dela também. Na real, depois que a lacta a comprou a marca, ela deixou muito a desejar e talvez tenha sido por isso que eles pararam de fabricar.

    Não conhecia o teu blog ainda, e adorei passar por aqui! <333

    Beijos

    • Heloisa Godioso

      2 de março de 2015

      Pavor do Palhacitos? Hahahahahahha ri muito com seu desabafo. Eu a lenda que tinha substâncias alucinógenas nos ingredientes? Medo!

      Nossa, o que você falou sobre a frumelo… FATO! Não lembrava disso, que depois que ela foi comprada pela Lacta ficou diferente MESMO!

      Muito obrigada pela visita =D
      beijão

  3. Caroline Duarte

    2 de março de 2015

    Noooosa que nostalgia! kkkkk eu AMAVA aquele chocolate da Mônica (mas não lembro do seu concorrente) sempre comia o choco preto e deixava a Mônica por último rs… Realmente, o Milka que é vendido hoje em dia não tem nada a ver com o de antigamente =/ Chiclete Ping pong, o chocolate surpresa eu lembro de um que vinha com uns cards dentro… Sabe, você não era a única que não curtiu esses sabores excêntricos da traquinas… Chocolate com morango é meu sabor preferido! Eu também não gostei dessa mudança pra farinha integral, pra mim nunca mais foi a mesma =/

    • Heloisa Godioso

      2 de março de 2015

      Aii que bom que alguém me entende, porque aquelas Trakinas radioativas eram péssimas, haha!

      beijão

  4. Clarissa Campos

    12 de março de 2015

    aaah que coisa mais linda de post *.*
    Fofy era o mais amor de todos, mas o Lacta também era tudo de bom.
    Ai que saudades dessa época e desses gostos.
    Bjs

  5. Maurício

    19 de agosto de 2015

    Baixo assinado Pra Bala frumelo … Eu procure I por essa Bala no Brasil inteiro e nao se acha mas … A melhor Bala do mundo … Nao estou Muito aí para as outras coisas mais essa Bala eu comi a minha infancia inteira … E é inadimissivel nao existir mais … BAIXO ASSINADO E PROTESTO NA FRENTE DA LACTA pq essa Bala tem que voltar… Eu acredito que a Bala terminou depois q a kraft comprou a LACTA nao sei se a LACTA ja era da kraft mais enfim eu fiquei revoltado com o sumiço dessa bala e ainda estou….

  6. Maurício

    19 de agosto de 2015

    Baixo assinado Pra Bala frumelo … Eu procure I por essa Bala no Brasil inteiro e nao se acha mas … A melhor Bala do mundo … Nao estou Muito aí para as outras coisas mais essa Bala eu comi a minha infancia inteira … E é inadimissivel nao existir mais … BAIXO ASSINADO E PROTESTO NA FRENTE DA LACTA pq essa Bala tem que voltar… Eu acredito que a Bala terminou depois q a kraft comprou a LACTA nao sei se a LACTA ja era da kraft mais enfim eu fiquei revoltado com o sumiço dessa bala e ainda estou….fiquei emocionado só de ver a embalagem